Entrevista ao Treinador da equipa de Juvenis do Vitória de Setúbal Sandro Mendes

14-08-2013 17:43

Entrevista ao Treinador da equipa de Juvenis
do Vitória de Setúbal Sandro Mendes

Nome: Sandro Miguel Laranjeira Mendes
Data de nascimento:04/02/1977
Nacionalidade: Portuguesa
Clube: Vitoria de Setubal


Os clubes do Sandro desde as camadas jovens ?

SM-1ºclube-Pelezinhos(infantil 2ºano)
2º clube-Vitoria de Setubal(Iniciado 2ºano) 
3ºclube -Hercules F C(1ªliga espanhola)
4º clube- VillaReal (1ªliga espanhola)
5ºclube- Salamanca(2ªliga espanhola)
6ºclub -F C Porto(um par de meses a treinar ... )
7ºclub - Vestel Manisa Sport (1ªliga Turca)
8º club - Ceuta (2B liga Espanhola)
9º club - Naval 1º de Maio(2ªliga Portuguesa)

A ida para Espanha?

SM-A minha ida para Espanha acabou por ser uma consequência do meu trabalho e da necessidade do clube (Vitoria)... Subi a primeira equipa com 18 anos (pela "mão" do treinador QUINITO) onde fizemos um campeonato muito bom e atingimos o objectivo,subida á 1ª liga, tendo feito quase todos os jogos como titular...Época seguinte continuei a ser uma primeira opção para o "11" titular e a metade da época(Janeiro) saio para espanha,não sendo a minha primeira escolha mas também tive que ir um pouco ao encontro das necessidades do clube e saio para o Hercules!

A Maior Alegria como Jogador?

SM-Felizmente tive muitas alegrias e todas elas com algo de marcante na minha vida,desde o titulo nacional de juniores,ganho em campo e perdido na secretaria...(essa teve um sabor agridoce) ,que nem me deu tempo para pensar nela pois passado umas semanas tive outra enorme alegria ainda sendo júnior assino contrato profissional com o Vitoria de Setubal e tive a "sorte" de começar a jogar pelos seniores,as 3 subidas de divisão pelo VFC, ida para Espanha,as chamadas as Seleções Nacionais(Portuguesa sub 21),(Cabo Verde AA)...o ter tido a capacidade de chegar a um clube de topo mundial(F C Porto)...ter ganho a 1ªtaça da liga.... mas o que me deixa arrepiado até hoje quando falo com alguém ou vejo as imagens foi mesmo a conquista da Taça de Portugal de tantas alegrias que tive e que algumas comentei aqui essa foi para mim a melhor de todas.

A Maior Tristeza?

SM-A maior tristeza....não sou muito de guardar tristezas mas também tenho algumas,entre elas uma descida de divisão algo que me doeu e muito,mas por tudo o que fiz no futebol o pior de tudo foi não ter tido a oportunidade de me poder despedir(a jogar) dos sócios e adeptos do Vitoria.

No Porto o que correu mal ?

SM-No Porto,penso que nada correu mal,só não correu como eu queria que tivesse corrido...Cheguei ao F C Porto onde fui muito bem tratado tive o privilegio de poder trabalhar com jogadores fantásticos,homens fantásticos,onde tinha um treinador(Co Adriaanse) com as suas ideias a sua forma de jogar,fiz uma pré época muito boa onde não fui melhor nem pior que nenhum outro colega meu,mas infelizmente a escolha no fim do estagio não foi por mim...na altura optei por sair do pais(Turquia) ,quando regressei passado 5 meses rescindi contrato de 2 anos e meio que ainda me restava com FC Porto por opção minha e regressei ao Vitoria.

Qual para ti as melhores escolas de formação no mundo?

SM-Essa é uma pergunta que não é de muito fácil resposta,há algumas de referencia como o Ajax o Barcelona e não podemos esquecer o Sporting,que acho que a nível de formação tem provas dadas e muito bem dadas com vários jogadores de nível mundial(Figo;Cristiano,Nani,Joao Moutinho e tantos outros)

Quais os jogadores desta equipa de Juvenis que podem chegar longe?

SM-Essa pergunta vem com "rasteira" ,todos os jogadores da equipa de Juvenis podem chegar longe...embora sabemos que nem todos podem chegar ao mais alto nível,são meninos de 15/16 anos quem tem qualidade,agora o que tem que fazer é conseguirem preparar-se da melhor forma possível quer fisicamente, tecnicamente e psicologicamente,é um processo longo e muito difícil que muitos não estão dispostos a fazer esse "sacrifício" por isso se perdem.

Qual o melhor treinador do mundo e o jogador e porquê ?

SM-O melhor treinador do mundo é o que ganha mais vezes...não é uma resposta fácil treinadores e jogadores há para todos os gostos,sendo eu de Setubal e como setubalense o "Zé" Mourinho é o melhor do mundo! Já jogadores é muito mais complicado,temos o Cristiano Ronaldo o Messi que neste momento são os melhores do mundo mas que não é fácil dizer qual deles o melhor.

Ambições como treinador de futebol?

SM-Nenhuma :))) ...para ser sincero não pensava sequer em treinar! Neste momento a minha única ambição como treinador é ajudar os "meninos" que treino a crescerem tanto como jogadores como,como homens.

Que clube Mundial gostavas de um dia treinar?

SM-Tendo em conta que não tenho ambição de ser treinador essa resposta é fácil;nenhum!!!

É difícil de trabalhar com miúdos na formação ?

SM-Uns mais que outros,mas no geral não é fácil,pois são miúdos com diferentes idades 9/10 anos aos 18 em que passam por diversas fases estão a construir a sua personalidade,onde passam por momentos de muitas descobertas,alguns com boas "bases" familiares outros nem por isso...há muitos factores que me levam a dizer que:é difícil trabalhar com miúdos na formação.

Qual a tua opinião sobre o excesso de estrangeiros nos nossos campeonatos?

SM-Não é bom! não é bom para o jogador Português não é bom para o campeonato português nem é bom para a Seleção nacional.
Não tenho nada contra o jogador estrangeiro(pois sei bem o que isso é porque também estive la fora),trabalhei com muitos jogadores vindos de fora e que sempre os tratei da mesma forma que os portugueses,mas sou da opinião que estrangeiro sim mas só se tiver mais qualidade que os "nossos" Portugueses.

O que aconselhava para melhorar a formação do Vitória? 

SM-Algumas coisas,mas tal e qual a realidade do clube penso que infelizmente não se pode melhorar muito,a não ser a vontade...o ideal seria o Vitoria ter infraestruturas dignas de uma formação,quem sabe um dia...a maior dificuldade do Vitoria são espaços para os "meninos" poderem treinar,essa acaba por ser a nossa maior dificuldade,numa cidade capital de distrito que não tem um único sintético,esta tudo dito.

O Vitória precisa de um novo Quinito ?

SM-O Vitoria precisa de quem acredita no valor dos nossos jovens da formação,penso que agora estamos no bom caminho!!! Quinto só á um.

Quantos jogadores acompanharam o Sandro a profissionais ?
Será possível repetir?

SM-Muitos,não queria estar a dizer nomes pois corro o risco de me esquecer de algum mas assim por alto(Bruno Ribeiro,Carlos Manuel,Nuno Rolo,Mendão,Ze Carlos Pires,Nuno Frechaut,Mário Loja,Marco Tabuas,Sergio Jorge)e mais alguns...
Possível repetir é,mas penso que será muito difícil acontecer.

E o Campeonato de Juniores perdido na secretaria para o Boavista? 

SM-Coisas do futebol português que penso que acontecem só em Portugal. Foi triste perder um titulo na secretaria quando dentro das 4 linhas fomos os justos vencedores...mas infelizmente o Boavista na altura tinha outro poder que não existia no Vitoria.

Um Treinador Especial?

SM-Todos os treinadores com quem tive o privilegio de trabalhar foram especiais á sua maneira,mas o mais especial sem duvida o Quinito para mim é triste que neste momento esteja fora do futebol.

Um Amigo Especial no futebol ?

SM-Não é um mundo onde se faça muitos amigos ,especial talvez o Frechaut por termos crescido juntos a nossa vida profissional levou-nos para sítios diferentes mas a amizade o respeito e a cumplicidade mantêm-se.

O Clube do Coração?

SM-Vitoria Futebol Clube

Se pudesses voltar atrás na tua carreira o que mudavas ?

SM-Não sou de me arrepender de nada que faço,ao mudar talvez a maneira que fiz algumas coisas,voltava a fazer só que de maneira diferente,"comprei" algumas guerras que não eram minhas.

Portugal seguindo este rumo na formação,corremos um risco de nos próximos anos termos uma seleção sem qualidade 
futebolística? 

SM-Penso que neste momento já se começa a notar isso, não é fácil arranjar jogadores com qualidade para ir substituindo os que vão saindo afim de se ter uma seleção forte e capaz de jogar de igual para igual com as melhores seleções do mundo.

Fernando de Oliveira é o presidente certo para o Vitória?

SM-Não só é o certo como foi o único que teve a coragem de assumir esse cargo.

A atual crise financeira do Vitória preocupa-te?

SM-Preocupa-me e muito,como a qualquer outro bom vitoriano.

Como Aproximar o Distrito do Vitória? o Vitória
tem cerca de 20.000 sócios, muito pouco.

SM-Não é uma tarefa fácil dada a situação do pais e da cidade,mas não partilho a opinião que 20.000 sócios seja muito pouco.

Cada vez temos menos jovens a dizer "sou do Vitória", como mudar isto ? 

SM-Criar iniciativas, tentar aproximar os jogadores do Vitoria junto dos jovens nas escolas por ex. 

O que esperas desta época nos Juvenis ?

SM-Espero conseguir mudar algumas mentalidades,que todos façamos o nosso melhor e poder contribuir de alguma maneira para o crescimento dos "meus" meninos quer como atletas quer como homens.

Que mensagem para os "teus" jogadores ?

SM-Os sonhos não tem pernas,mas eles tem que correr atrás deles...